quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O PODER DE DEUS PARA SALVAÇÃO



por pr.Edmar V. Silva

Texto base: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.” - Romanos 1:16

Introdução:

Existem muitas formas de poder operando entre os homens, em diversas áreas tais como: - política, econômica, social, religiosa, e até mesmo na marginalidade e na criminalidade.


Entretanto, nenhuma das formas de poder humano pode tansformar uma alma segundo a imagem de Cristo.


O apóstolo Paulo, que era apóstolo do poder mais extraordinário de todos, o “poder de Deus”, que tem origem divina, e não humana, não se envergonhava. Os poderes humanos com freqüência tendem para a miséria e a destruição, mas o poder de Deus opera a vida e propicia salvação a todo o que crê em Deus.

Paulo afirmou que não se envergonhava do “Evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação...” Por que será que Paulo fez esta afirmativa? Examinemos o texto...

“POIS NÃO ME ENVERGONHO...”.


Na capital da Grécia: Atenas, ou na Capital do Império Romano: Roma, o evangelho era ridicularizado como produto do fanatismo religioso, não sendo tomado a sério, especialmente no que dizia respeito à sua doutrina da ressurreição. Para os gregos o evangelho representava uma insensatez, enquanto que para os judeus servia de pedra de tropeço, visto que expunha algumas idéias que o antigo judaísmo simplesmente não queria aceitar, sobretudo a idéia do Messias como “Servo Sofredor” (ver I Cor 1:23). Porém, a despeito das idéias dos homens, no Cristo do evangelho residia um poder que Jesus demonstrou amplamente quando do seu ministério terreno, e, supremamente, em sua ressurreição dentre os mortos. 
No exercício do ministério apostólico, o mesmo poder se manifestava, demonstrando que Jesus estava presente entre eles operando por meio do Espírito Santo. Eles perceberam então que no momento em que pregavam o evangelho, o Senhor vinha, se punha presente entre eles através do Espírito Santo, e operava da mesma forma que antes, salvando, curando e libertando... 
Daí Paulo afirmar que o evangelho é “poder de Deus”! Paulo estava prestes a visitar a capital do Império onde provavelmente iriam querer ridicularizar com a sua mensagem, mas ele não temia porque estava certo de que, da mesma forma que o evangelho veio e transformou a sua vida, haveria de vir sobre todos, em todo lugar onde fosse pregado, para operar a salvação de Deus! Ele cria que ao pregar o evangelho, o Senhor ressurreto viria e se manifestaria com poder na congregação, e transformaria as vidas, até mesmo dos filósofos gregos, ou dos céticos políticos de Roma.


Paulo não se envergonharia nem mesmo em Roma, onde a doutrina de um salvador crucificado que ressuscitou dentre os mortos nada atrairia senão zombaria, tanto contra ela mesma como também contra os seus promulgadores. Os romanos zombavam também da origem “aparentemente” humilde do evangelho... 
Paulo já tinha pregado a Cristo em lugares sofisticados como Atenas, Corinto e Éfeso, e sabia como os sábios tinham encarado a sua mensagem. Mas isso não impedira o apóstolo de continuar a pregar o Cristo crucificado, nem criara nele qualquer senso de vergonha por causa dessa atividade, ou por causa de sua mensagem. Ele escreve em Romanos 10:11 o seguinte:-
“Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido”. Logo, o senso de vergonha no que diz respeito ao evangelho indica a falta de fé, ou pelo menos uma fé imperfeita. Paulo experimentara o evangelho na sua própria vida e a gloriosa transformação que Deus operara, e sabia muito bem que é somente por meio de Jesus Cristo que os homens podem ser livres da escravidão do pecado, e da opressão de Satanás.

 DO “EVANGELHO”


“pois não me envergonho do evangelho...”.


O significado de “evangelho” é “boas novas de salvação”.


Não apenas uma salvação futura, mas uma salvação que se inicia aqui e agora e se estende por toda a vida eterna.


Em seus escritos, o apóstolo Paulo nos conduz nesta linha de pensamento, expondo que não somente os homens são perdoados dos seus pecados e passam a ter por herança um lar celeste, mas também, na era presente, os próprios seres dos crentes estão sendo gradativamente transformados segundo a imagem de Cristo, e isso tanto em seu aspecto moral (as virtudes e perfeições morais do Senhor Jesus), como em seu aspecto metafísico (a natureza essencial de Cristo, com seus poderes extraordinários sobre o mundo físico e o mundo espiritual).


Esta transformação que se inicia ainda nesta vida, visa conduzir os remidos à plenitude de Cristo, tal como o próprio Cristo é a plenitude de todas as coisas (Ef. 1:23 e 3:19).


Ao receberem tais bênçãos os remidos atingirão também a verdadeira “vida imortal”, a qual consiste do mesmo tipo de vida que Deus possui.


Todas estas idéias precisam ser incluídas naquilo que se entende por “boas novas”, a saber, o “Evangelho”.


Sintetizando, o “evangelho” é a mensagem sobre Jesus Cristo e as suas bênçãos oferecidas aos homens.


O homem natural busca o poder terrenal, mas o homem espiritual busca o poder de Deus, do qual não se envergonha jamais!

“...O PODER DE DEUS PARA A SALVAÇÃO...”


a) O evangelho “não” é...


.1) não é uma nova lei;


.2) não é qualquer coisa que nós tenhamos que fazer;


.3) não é qualquer coisa que os homens tenham inventado;


.4) não é uma nova religião...


b) O evangelho é:


.1) é o poder de Deus (Rm 1:16)


.2) Revela a justiça de Deus e conduz à salvação de Deus para todo aquele que crer (Rm 1:16,17 - João 3:16)


.3) é um depósito sagrado de bênçãos e tesouros inesgotáveis (I Tm 1:11)


.4) é a palavra da verdade (Ef 1:13)


Os poderes humanos com freqüência tendem para a miséria e a destruição, mas o poder de Deus tende para a vida e o bem estar do homem.


O poder de Deus é benigno e opera para o bem. Não consiste em mera manifestação de força.


O vocábulo aqui traduzido por “poder” é utilizado para designar as miraculosas, onipotentes e gloriosas manifestações de Deus...


A proclamação do evangelho é um acontecimento que envolve poder! Diz as Escrituras que o mesmo poder que “vivificou” a Jesus dentre os mortos, vivificará os nossos corpos mortais por meio do Espírito Santo. (...........).


“...salvação” significa livramento! Trata-se do livramento da tirania do pecado e da degradação da natureza humana decaída, mediante a gloriosa manifestação de poder operada pelo Espírito Santo de Deus.


“... para a salvação...” - “o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”. “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”.


O pecado entrou no coração do homem e fez separação entre o homem e Deus. Longe de Deus o homem vive em densas trevas espirituais, sob o efeito escravizador e tirano do pecado. O homem sofre, desespera-se, sente um profundo vazio interior e vive uma busca inútil e sem fim da plena felicidade! Tudo isto é o efeito do pecado operando para a morte!


A única solução para homem consiste em resolver a questão do pecado, reconciliando-se com Deus!


Deus quer esta reconciliação, e deu passos decisivos nesta direção...


- Deus...


a) enviou Seu Filho unigênito para morrer em lugar do pecador, a fim de que todo aquele que n´Êle crê não pereça, mas tenha a vida eterna;


b) através do Seu Filho nos deixou o Evangelho que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê;

c) ordenou a Igreja que fosse por todo o mundo e pregasse o evangelho a toda criatura.


O que leva uma pessoa a abraçar a mensagem do evangelho, não é a beleza da mensagem (que de fato é muito linda!), a eloqüência do pregador, a sua retórica, ou a sua simpatia, mas sim o poder de Deus, que vem e opera sobrenaturalmente no coração do pecador. Esta operação de Deus é tão forte e tão radical que é denominada biblicamente de novo nascimento.


O encontro com Deus conduz o homem à plena felicidade! Resolvida a questão do pecado, o coração é inundado de paz, cessando os conflitos interiores... A partir do real encontro com Deus, o Espírito Santo habita para sempre o coração do homem redimido, estabelecendo ali o santuário de Deus! O amor e cuidados especiais de Deus o acompanharão todos os dias. O espírito Santo dará rumo e direção para a sua vida! O evangelho de fato é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz do Senhor prezado irmão,
Nós neste espaço não publicamos ofensas,calunias,etc.

Que Deus abençoe.