domingo, 3 de julho de 2011

Jesus Deixou algum Papa?

    Este material é extraído do livro do Pr. Wilson Valentim dos Santos " Isto Cremos, pregamos e Ensinamos".



Após tantos questionamentos acerca desse assunto queremos de uma maneira mais objetiva esclarecer se existe mesmo, ou não essa relação entre o Apóstolo Pedro e a origem do ''Papismo''.

O catolicismo tem no papado a sua doutrina fundamental. Para basear a sua fraquíssima tese, se utilizam de Mateus 16.17-19, onde interpretam que Jesus colocou Pedro como o alicerce da Igreja, sobre o qual ela seria edificada. Interpretam aínda que Jesus pôs Pedro como o cabeça universal da Igreja.

Argumentam aínda que " a primazia de São Pedro é aqui estabelecida do modo mais indiscutivel; ele é a pedra sobre quem se assenta todo o edifício da Igreja. Nas coisas referentes a Igreja ou ao Reino dos Céus tudo depende de Pedro e repousa sobre ele.

A confusão que se faz de Mateus 16, dando a Pedro uma posição que ele não possui , e ao homem a glória que só ao Filho de Deus pertence , é interpretar mal a Bíblia, desconhecendo o seu verdadeiro sentido. A Bíblia mal interpretada leva à heresia e desencaminha multidões.

No grego original a palavra ''Petros'',tem um sentido diferente de ''Petra''. O irmão de André é Pedro (Petros), que significa um pedaço de pedra (''poeira'', grifo meu),ou seja, uma parte solta de grande rochas,um gragmento.Cristo sim, é a Pedra ( Petra), a Rocha inabalável, fundamental, na qual a igreja está edificada ( Mateus 21.42).

O próprio Pedro identificou Jesus como a Pedra( Atos4.11,12; 1 Pedro 2.4-6). 

Se Pedro Fosse Papa!
Se Pedro fosse papa teria sido ele a dirigir os trabalhos do Primeiro Concílio em Jeruzalém no ano 48 d.C. Pedro participou do Concílio, mas quem presidiu foi Tiago ( Atos 15.13-19). No ano 58 d.C. Paulo escreveu a epístola aos Romanos e no capitulo 16 enviou saudações para muitos irmãos em Roma , porém Pedro não é lembrado. Pedro nunca esteve em Roma.

Por outro lado Paulo chegou a Roma no ano 62 d.C. e foi visitado por muitos irmãos( Atos 28.30-31), todavia, nesse período não há mensão de a Pedro ou qualquer papa. Paulo esteve preso em Roma, e de lá escreveu quatro cartascomo a de Éfesios,Colocenses, Filipenses,e Filemon e em nenhuma delas menciona Pedro ou algum papa. Assim sendo, não existe nenhum fundamento bíblico ou histórico para defender uma doutrina da existência do papa.

A Igreja Romana afirma que o papa, seu líder máximo, é privilegiado com infalibilidade em seus pronunciamentos. Se Pedro fosse papa, e se o papa era e, é infalível, nunca o apóstolo Paulo o teria repreendido severamente como lemos em Gálatas 2.11-14. Outro detalhe é que o nome mais venerado pelos católicos, como o chef supremo da Igreja era casado, pois Jesus curou a sua sogra (Mateus 8.14).É impressionante a fragilidade da teologia católica romana!

No amor de Cristo.
Xavier Campos Joaquim.

6 comentários:

  1. A Igreja católica de tanta heresia, esta perdendo assustadoramente seus fieis, apesar de ultimamente ela esta imitando os evangélicos, mas imitação sempre sera imitação.

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor querido GEraldo.

    É verdade. Por muito tempo eles lideram o némero de fieis porque a maior parte do mundo diz ser católico. Um dizem ser praticante outros não.
    Mas para dizer verdade mesmo, já não dá medo aos evangelicos como antes. Até porque já estão desviados do caminho faz tempo.

    No amor de Cristo.
    Xavier Campos Joaquim

    ResponderExcluir
  3. Glória Deus, que Papa não está na Bíblia.

    ResponderExcluir
  4. olha CRISTO não deixou papa ou ordenou que alguém fosse levantado para ser representante dele na terra, sou Evangélico e não fico condenando igreja alguma, isso não cabe a nós fazer, a bíblia diz que o único que tem poder para julgar é Deus e não os homens,

    "Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós. Mateus 7:2"

    "Mas, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados;
    quando, porém, somos julgados pelo Senhor, somos corrigidos, para não sermos condenados com o mundo.
    1 Coríntios 11:31-32"

    ResponderExcluir
  5. olha CRISTO não deixou papa ou ordenou que alguém fosse levantado para ser representante dele na terra, sou Evangélico e não fico condenando igreja alguma, isso não cabe a nós fazer, a bíblia diz que o único que tem poder para julgar é Deus e não os homens,

    "Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós. Mateus 7:2"

    "Mas, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados;
    quando, porém, somos julgados pelo Senhor, somos corrigidos, para não sermos condenados com o mundo.
    1 Coríntios 11:31-32"

    ResponderExcluir
  6. No grande DIA Todo joelho se dobrará e toda língua confessará q só JESUS CRISTO é o Senhor!!!

    ResponderExcluir

Paz do Senhor prezado irmão,
Nós neste espaço não publicamos ofensas,calunias,etc.

Que Deus abençoe.