por pastor Geraldo Carneiro Filho
Texto Bíblico: Efésio 3:10-111) FAZER SUA MORADA:
A) Habitar no meio dos homens:
- NO TABERNÁCULO (Ex 25:8; 40:34-38);
- NO TEMPLO (I Rs 6:11-13; 9:1-3);
- NA IGREJA (Ef 2:21-22; I Cor 3:16)
B) Falar aos homens:
- NO TABERNÁCULO (Ex 25:21-22);
- NO TEMPLO (II Rs 19:15-20);
- Á SUA IGREJA (Apc 2:7, 11);
- NO TEMPO DE MOISÉS, FALAVA PELO FOGO (Dt 4:12). Agora, POR MEIO DO ESPÍRITO SANTO, quer falar pela Palavra (II Sm 23:1-2), dos ministros (I Pe 1:12; Hb 2:3-4); dos dons espirituais (I Cor 12:8-11)
2) LUGAR ONDE SE CULTUE A DEUS:
A) Deus nos escolheu para sermos sacerdotes (I Pe 2:9; Apc 1:6) cf no Velho Testamento (Nm 3:3; Ex 28:3) cf I Pe 2:5 - Cabe-nos, agora, oferecer:
- II Cr 29:31; Rm 12:1; Hb 13:15
- I Ts 5:17; Rm 12:12; Cl 4:2-4
- I Cor 14:26;
- I Cr 16:29
3) LUGAR ONDE SE É GUIADO À BOA DOUTRINA (At 20:28)
- (Sl 74:1; 78:52; 95:7; 100:3 cf Sl 23)
A IGREJA DE JERUSALÉM ( At 2:42-47; At 4:32-35)
- A Igreja de Jerusalém teve um ritmo de crescimento muito grande. De um grupo inicial de 120 pessoas (At 1:15), o número alcança em At 4:4 quase 5000. Isto num período curto de tempo.
- Há informações históricas de que a população de Jerusalém naquela época era de 200 mil pessoas, DAS QUAIS A METADE CONSTITUÍA-SE DE CRISTÃOS.
- Como explicar esse avanço?
I - IGREJA DE JERUSALÉM - CHEIA DO ESPÍRITO SANTO
1) HAVIA ESTUDO DA PALAVRA DE DEUS (At 2:42) - Esta Igreja não se orientava pelas “novas revelações”. Era, sim, submissa à doutrina dos apóstolos.
2) HAVIA COMUNHÃO (At 2:42) - A palavra grega é KOINONIA, cujo significado é duplo:
A) Compartilhar nossos recursos materiais e nossas potencialidades inatas, inclusive trocando serviços na comunidade; e
B) Princípio de caridade ao pobre, tendo como base At 2:45 e 11:29, ou seja, DAR NA MEDIDA DA POSSE, NA MEDIDA QUE ALGUÉM TENHA NECESSIDADE. Se pretendemos ser uma Igreja como a de Jerusalém, não podemos estar alheios às necessidades dos irmãos e às do nosso próximo
3) HAVIA ADORAÇÃO (At 2:42) - “...no partir do pão e nas orações” - O “partir do pão” é ato litúrgico e as “orações” são sempre criativas. No culto a Deus deve haver lugar para a liturgia*, para criatividade, para os hinos e as manifestações de louvor.
- * LITURGIA - Do grego LEITURGIA = SERVIÇO DIVINO. Significa, primariamente, o serviço que prestamos a Deus. Com a evolução dos séculos, passou a designar a linguagem, os gestos e cânticos usados no culto cristão.
4) HAVIA EVANGELISMO (At 2:47) - A evangelização da Igreja de Jerusalém tinha cinco dimensões:
A) A DIMENSÃO DA SOBERANIA DE DEUS - “...acrescentava-lhes o Senhor”
B) A DIMENSÃO DA COERÊNCIA E AUTORIDADE - Eles aglutinavam serviço social e evangelismo. Era uma Igreja que evangelizava todo o homem e cuidava do “homem todo”.
C) A DIMENSÃO DA NATURALIDADE - “... dia a dia” eles evangelizavam. Não precisavam de grandes eventos ou apresentações especiais; eles estavam sempre disponíveis e a Igreja crescia naturalmente onde eles iam.
D) A DIMENSÃO DO LOUVOR - “... louvando a Deus” - Esta deve ser a maneira do cristão viver. O mundo não se deixará convencer pela razoabilidade da nossa doutrina, mas por um estilo de vida.
E) A DIMENSÃO DA SIMPATIA - Às vezes, pensamos que se orarmos, jejuarmos, formos sinceros e piedosos, teremos sucesso automaticamente quando evangelizarmos. Mas precisamos ter a estratégia, também. A Igreja de Jerusalém usava o método certo: A SIMPATIA.
CONCLUSÃO
1) Os três relacionamentos de uma Igreja cheia do Espírito Santo são: COM DEUS, COM O PRÓXIMO e COM O MUNDO
2) A Igreja cheia do Espírito Santo ESTUDA A PALAVRA, ADORA A DEUS, EVANGELIZA e PRATICA O FRUTO DO ESPÍRITO.
O CRESCIMENTO NA IGREJA DE JERUSALÉM
1) O CRESCIMENTO SE DEU PELA MULTIPLICAÇÃO (At 6:7) - Na obra do crescimento, não podem existir as operações de diminuir ou dividir.
2) O CRESCIMENTO SE DEU PELA EVANGELIZAÇÃO DOS LARES (At 5:42) - Aqui está o ponto de maior importância relacionado com a expansão da Igreja. As casas são locais ideais para o trabalho de evangelização objetivando o crescimento da Igreja.
3) O CRESCIMENTO SE DEU PELA IMPLANTAÇÃO DE NOVAS IGREJAS (At 9:31) - Mais uma vez vemos o verbo “MULTIPLICAR” que vem ressaltar a descentralização do trabalho. Onde quer que os novos crentes chegassem, uma nova Igreja era implantada.
OBSERVAÇÕES
1) Não devemos colocar toda a responsabilidade sobre o Espírito Santo, excluindo qualquer participação humana, como se não nos coubesse nenhuma ação planejada.
2) Ao mesmo tempo, não podemos dar ênfase demasiada à organização, à métodos humanos como auto-suficientes na obra da evangelização.
3) Do ponto de vista bíblico, o Espírito Santo deve ter a primazia na vida da Igreja. Todavia, a mesma Bíblia não anula a organização, que é encontrada até mesmo nos atos criativos de Deus. Afinal, DEUS NÃO CRIOU O MUNDO DE FORMA DESORDENADA, MAS DE FORMA LÓGICA E ORDENADA, AS COISAS VIERAM À EXISTÊNCIA. Por exemplo:
- A descentralização administrativa do povo de Israel (Ex 18:15-27)
- A numeração das tribos de Israel (Nm 1:1-4)
- A designação dos 70 anciãos para ajudarem Moisés (Nm 11:16-17)
- A ordem na multiplicação dos pães (Mc 6:30-44)
- Assim, se uma Igreja deseja realizar a obra do crescimento de modo dinâmico e efetivo, TERÁ DE CONTAR PRIMORDIALMENTE COM O ESPÍRITO SANTO E A METODOLOGIA CERTA PARA CANALIZAR SUAS AÇÕES EVANGELÍSTICAS.
UM bonito texto.
ResponderExcluirSinceramente, está de parabéns
o Pr. Geraldo.
Precisamos aprender a ser Igreja
de Cristo afinal, e aprender com a Igreja
primitiva, os seus segregos de muitas vitorias.
XAVIER
A Igreja precisa entender o seu papel
ResponderExcluircomo embaixador de Cristo na Terra.