segunda-feira, 9 de agosto de 2010

SERÁ QUE AS MULHERES PODEM LIDERAR UMA CONGREGAÇAO?




Por pr. Clemente Macedo


Mulheres na liderança é um assunto de grande importância. Há pelo menos três aspectos que o envolvem: teológico, cultural e pessoal.

Teológico, seguindo a determinação bíblica.Cultural, pela disparidade que há em nossos países. E, pessoal, sendo a interpretação de cada um prevalecendo as diretrizes da maioria.



Sou favorável que a mulher desempenhe seu papel na igreja em determinadas funções. Por exemplo, no departamento infantil; no trabalho com adolescentes; nos programas sociais; na área de publicidade; na orientação ás mulheres mais jovens; na obra missionária; e até na direção de congregações, mediante circustâncias especiais, como ocorre em algumas partes do Brasil. Nesses casos, as mulheres podem ser separadas ao ministério de diaconisas. Porém, quanto aos ministérios pastoral e presbiteral, não encontro respaldo bíblico.


Em Êxodo 18 v. 21, Deus fala a Moisés, através de seu genro Jetro, que procure homens para julgar as causas do povo. Talvez pelo fato de se tratar de liderança de grupos, Deus não mencionou mulheres. Também na indicação dos levitas para o sacerdócio, somente os homens eram escolhidos. Agora, vejamos o que diz a Bíblia no Novo Testamento: quando Jesus designou os 70 discípulos, entre eles não havia mulheres ( Lucas 10 vs. 1 a 3 ).Entendo que o fato refere-se também a lideranças. Não implica, portanto, o auxílio da mulher, pois elas aparecem no capítulo 8 vs. 1 a 3 do mesmo evangelho , cooperando com os discípulos. Razão pela qual afirmo: cooperar sim, liderar não.


Na igreja Primitiva, conforme Atos 6 vs. 1 a 7, houve um problema de ordem social, que envolvia a escolha de diáconos. A Lista só indicava homens, pois seriam líderes dos demais. Por isso, as mulheres não estavam incluídas. Estas referências não implicam o ministeriado. Portanto, a questão de diaconisa ou não na nossa igreja não se prende ao fato em si. Existe apoio bíblico, como já mencionamos, porém o mais grave é o fato de não termos um sistema de governo bem padronizado. Isto tem trazido sérios problemas quando precisamos decidir pela ordenação de mulheres.

13 comentários:

  1. Leiam por favor: http://elohimomer.blogspot.com/search/label/A%20Mulher
    Mulheres foram não nescolhidas nestes episódios pois a situação cultural local não permitiria.
    Mas em nosso solo... mulheres são verdadeiros "chefes" de família e donas de casa ao mesmo tempo.
    Não estou exautando mulheres acima dos homens mas em igualdade com os mesmos.
    Shalom a Todos

    ResponderExcluir
  2. Prezado Anselmo Goldman
    estamos agradecidos pelo seu comentario

    Acreditamos nós que as mulheres são boas sim, como qualquer homem o é, mas em questões de liderança,não encontramos apoio bíblico para elas exercerem atividades , tais como liderança de igreja, ser pastora,ou algo parecido.

    Que Deus abençoe grandemente.

    XCJ

    ResponderExcluir
  3. bom realmente mulheres não podem assumir ministérios pq na biblia só falam que elas coouperaram e não lideraram eu como mulher DEUS me mostrou na palavra e eu consigo entender pelo espirito santo de DEUS fica na paz do senhor...

    ResponderExcluir
  4. Paz do Senhor querida Talita.
    É um prazer recebê-la aqui em nosso espaço.
    Quero agradecer pelo extraordinário conhecimento minha querida, porque existe aínda muitos;infelizmente no nosso seio evangélico, pessoas que não conseguem entender esse fato que está escrito na Bíblia Sagrada e alegam maxismo por parte dos conservadores dessa ''doutrina''.

    Em Cristo Jesus.
    Xavier Campos.

    ResponderExcluir
  5. Bom, igualdade no tratamento, não nas funções ....
    "Jesus ensina esta igualdade.
    Marcos 12:25 Pois , quando ressuscitarem de entre os mortos , nem casarão , nem se darão em casamento ; porém , são como os anjos nos céus Quando ressuscitarem dos morto.... Neste período, nesta época específica, sim, não haverá funções eclesiásticas, nem casamentos, por que estaremos com um corpo diferente deste atual, que sente necessidades inerentes a sua condição humana e carnal, porém, neste período atual, para haver uma ordem na administração das Igrejas, que fazem parte do Corpo de Cristo, Ele mesmo deu uns (masculino, diferente de umas), para apóstolos....outros....(masculino, diferente de outras), e assim sucessivamente, contudo, quando deixarmos esta nossa condição atual, humana e carnal, e formos transformados em um corpo "igual ao dos anjos" e , passarmos a sermos iguais a Ele, O Sr Jesus Cristo, nosso salvador, então sim, neste período, somente neste período específico, não atualmente não haverá a NECESSIDADE das funções eclesiásticas-administrativas, por que o que era em parte, será pleno, "o que em parte criamos e em parte profetizamos", será o TODO, e, estaremos diretamente ligados ao Nosso Salvador, e seremos ADMINISTRADOS PESSOALMENTE, dentro Dele, um corpo só. Porém atualmente na nossa condição atual, não existe fulcro bíblico para as funções eclesiásticas serem exercidas por mulheres, E OLHA QUE SOU DIACONISA hein?? mas Ele, Jesus Cristo, deu uma forma, um modelo para cada um de nós seguirmos, em quanto estivermos vivendo com este corpo carnal, modelo este que as funções eclesiásticas são exercidas pelos homens, no sentido de masculinidade. Eu concordo que devido ao fato da revolução feminina que circula no mundo atual, no sentido de sistema humano, dá para alguns desavisados querer implementar este costumes em nosso meio, mas a Palavra nos adverte para não amarmos o mundo e nem as coisas que no mundo há, e eu incluo entre estas coisas o feminismo, quando usado para ir de encontro aos princípios bíblicos.

    Existe base Bíblicas?
    1- I Tim. 3:12,1- neste versículo "diácono" termo masculino.
    2- I Tim. 3:11, "da mesma sorte as mulheres", NÃO ESTÁ ESCRITO DIACONISA, e sim mulheres, se fosse tudo igual, como se querem afirmar o texto deveria ser escrito desta forma:
    _ Da mesma sorte as diaconisas sejam honesta, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.
    Mas, não foi esta a forma que o Espírito que inspirou ao Ap. Paulo ao se dirigir as mulheres, pois, partindo da primícia da Pré-ciência de Deus, se Ele quisesse que houvesse mulheres nas funções de governo eclesiástico, Ele, O Soberano Deus, deixaria isto bem claro em sua Palavra, evitando assim, estes arranjos anti-bíblicos com o fito de se igualar a feminismo que tantos males tem trazido para as pessoas mundanas ou cristãs, e isto por que está discrepante com a Palavra de Deus. 3- "Fazer distinção entre homem e mulher não é anti-bíblico", mas o oposto sim que é ir de encontro ao Projeto de Deus.
    4- No caso da Juíza Débora, ter julgado o povo, no caso Israel, em um momento específico, não houve nada demais, assim como Priscila, esposa do irmão Áquila, da Rainha Ester, e muitas outras mulheres que foram usadas por Deus, da mesma forma que temos ainda hoje santa mulheres, que são, com muito sinais e demostração do Poder de Deus, usadas para Sua Honra e Glória, NÃO DÁ BASE PARA EXISTIR PASTORAS, nas Igrejas atuais, por que não tem base bíblica para fulcrar esta "ordenação ou unção". Porém, é moral, ético, lícito e legal o cargo de Juízas, Governadoras, Promotoras, e afins...... O que não pode é querer usar disto como pretexto para os "arranjos espirituais", com o pretexto de estarmos na "graça", pois está na Graça é estar na Obediência.

    ResponderExcluir
  6. Continua
    Para não ser enfadonha mais do que o necessário, termino, respeitosamente, dizendo que existe várias centenas de textos bíblicos que mostram que existe diferença nas funções e atribuições, eclesiásticas e seculares, entre homem e mulher, diferenças estas, feitas pelo nosso Criador.

    Desculpe-me as mulheres até porque sou mulher e tenho um Blog de mulheres, mas é de Mulheres Sábias ok rss. Então, não há base Bíblica, apesar de Jesus ter valorizado as mulheres graças a Deus POR ISSO. Paz...

    ResponderExcluir
  7. Bom no meu ponto de vista, tudo começa quando a mulher tem conhecimento da palavra e passa a obedecer a mesma. eu não me lembro de nenhum versículo biblico que diz que as mulheres devem liderar. Muitos usam como base o 1Timoteo, 2:11e12, mas eu ja li e reli não tem nada haver com liderança feminina na congregação. Porém eu,,, eu acho que seria mais fácil se elas pudessem ter a chance de serem pastoras, bispas... porque existem lugares nos campos missionários que so mulheres é que entram, chegam lá, fazem sua missão, mas porém elas não podem batizar nem casar, tendo que as pessoas que assim desejarem (batismo ou casamento), esperar por um pastor. Mas o que eu sei é que o Deus a quem eu sirvo é tão inteligente, que arruma maneiras de o pastor chegar lá (que interessante) então que isso não sirva de motivo para desmoralizar as mulheres mas sim uma maneira de buscar mais e mais conhecimento, e assim auxiliarmos nossos líderes. Paz a todos

    ResponderExcluir
  8. Querida Rô muito grato mesmo pela sua explanação.
    Contamos contigo nessa luta. Acreditamos aínda que verdades como essas devem sempre existir. Porque se dissermos que amamos a Deus, devemos também amar a Sua Palavra.
    Que Cristo nos ilumine sempre e SEMPRE.

    ResponderExcluir
  9. Meu querido !!!!!!! ( Anônimo).
    Queriamos agradecer pela sua presença em primeiro lugar.
    Em segundo, pelo seu grande contributo nessa questão de mulheres liderarem ou não.
    Como bem disseste nós não temos nada contra mulheres, muito pelo contrário. Nós as amamos.
    Sendo assim nós queremos mostrar a luz da Bíblia Sagrada que não encontramos apoio para que tais coisas acontecem. E como bem disse a Rô, por vezes é a própria sociedade que nós queremos seguir, porque vimos uma presidente, uma ministra, etc. Mas para pastora, repito. Não encontramos. Se alguem porventura achar pode passar para nós rsrsr.
    Paz do Senhor amado.

    ResponderExcluir
  10. PAZ... estou de acordo com a explanação do Pastor Clemente, o facto de seremos boas donas de casa e assumirmos o papel de governantes no lar ,isto não implica que usemos esta pratica na igreja de CRISTO;visto que não encontramos apoio bíblico pra tal pratica; devemos nos mulheres nos cuidarmos pra que não caímos na mão do enganador com estas propostas que o NOSSO CRIADOR não deixou nem ordenou,cuidemo-nos com o evangelho enganoso, dizem ser modernizado mais nos céus este evangelho não entrará.

    ResponderExcluir
  11. Eu só acho apenas que na época de Jesus as mulheres não tinham direitos nenhum, não eram nem contadas no meio da multidão! Mas as mulheres como Maria Madalena e Maria mãe de Jesus estavam sempre com ele. Historicamente está comprovado que elas participaram até da última ceia com o Senhor.

    ResponderExcluir
  12. w Eva: primeira mulher criada por Deus. Tanto Adão quanto Eva foram criados por Deus para cuidar, zelar, servir a Deus no Jardim do Éden. Ou seja, a diaconia de Eva era de servir a Deus no Jardim. Sua diaconia não era inferior, e nem superior a de Adão.

    w Miriã: A Profetiza Miriã, irmã de Arão, pegou um pandeiro, e todas as mulheres acompanharam tocaram e dançaram de alegria juntamente com Miriã, pela vitória que Deus concedeu a todo seu povo (Ex. 15.20 e 21).

    w Débora: uma Profetiza, juíza e corajosa contra Barac um guerreiro. (Jz. 4.4).

    w Hulda: Profetiza, uma mulher afirmativa e que mostra as maldições contidas no livro, que seriam realizadas de modo inesquecível (2Rs 22.14).

    w Abigail: esta mulher não foi nenhuma profetiza, mas teve um papel importantíssimo na história; ela, humildemente, intercedeu ao rei Davi para que não matasse seu esposo Nabal (I Sm 25).

    w Noadia: Uma Profetiza que lembra de Tobias nas orações (Ne.6.14).

    w Dorcas: Primeira mulher a ser tratada como discípula pelo seu notável trabalho social na comunidade, quando o Apóstolo Pedro chega testemunha do amor e consideração que a comunidade tinha por Dorcas.

    w Priscila: É mencionada quatro vezes antes de seu marido Áquila, isto indica que ela gozava de maior influência do que seu marido (Atos 18). Outro fato interessante é que ela nunca estava sozinha; é sempre citada em companhia do seu marido. Este fato reforça que o Ministério é Familiar.

    w Febe: O Apóstolo São Paulo recomenda toda atenção a ela, pois muito ajudou e contribui com a causa do Senhor. "Recomendo a vocês a nossa irmã Febe, que diaconisa da Igreja de Cencreia. Recebam essa irmã em nome do Senhor, como deve fazer o povo de Deus. Dêem a ela toda a ajuda que precisar, pois ela tem ajudado muita gente e a mim também" (Rm 16.1-2). Assim, Paulo indica essa mulher que muito servia à comunidade, como também uma grande cooperadora do Evangelho, inclusive Paulo lembra que recebeu auxilio diaconal dela.

    w Júnia: Paulo saúda tanto a Andrônico, bem como a sua irmã Júnia. Em Romanos 16.7, Paulo fala que eles estiveram na prisão com ele, e que eram cristãos bem conhecidos dos apóstolos.

    ResponderExcluir

Paz do Senhor prezado irmão,
Nós neste espaço não publicamos ofensas,calunias,etc.

Que Deus abençoe.